A Anatomia da Bicicleta: Dobras que Recebem Guidão, Roda e Curva

Home » Bicicletas » A Anatomia da Bicicleta: Dobras que Recebem Guidão, Roda e Curva

Se alguém nos perguntar sobre os materiais que compõem uma bicicleta, rapidamente concluímos que a maior parte dela é feita de componentes metálicos, geralmente de ferro ou aço. No entanto, podemos aprofundar nosso conhecimento sobre esses elementos cruciais das bicicletas, um meio de transporte que não só promove a saúde como também é mais ecológico e sustentável do que os veículos motorizados.
 
Com esse objetivo em mente, a CBFA elaborou este artigo para esclarecer aspectos da anatomia das bicicletas, detalhando como os tubos metálicos são dobrados e moldados para compor as diversas partes do produto final. Continue a leitura para saber mais.

ANATOMIA DA BICICLETA – A ARTE DE DOBRAR E MOLDAR TUBOS

Como mencionado,  boa parte de uma bicicleta é usualmente composta por peças de metal, especialmente aço inox e ferro, materiais que são submetidos a alguns procedimentos dentro da indústria para serem forjados e admitirem o formato que vemos sendo comercializado, como é o caso do guidão, das rodas e das curvas.
 
O guidão é a peça por meio da qual o ciclista define a direção da bicicleta ao conduzi-la, além de servir como suporte para os controles de freio e de marcha e, é claro, para os apoios emborrachados para as mãos.
 
O mais usual é que o guidão seja feito de aço, fibra de carbono ou alumínio e existem diversas modelagens disponíveis atualmente no mercado, visando atender às necessidades de cada consumidor, como, por exemplo, conforto ou velocidade. Dentre os modelos com maior trabalho de dobras do metal estão os guidões borboleta, comfort, drop e cruiser.
 
Nas bicicletas, chamamos de rodas um conjunto de cinco componentes, sendo eles o aro, o raio, as blocagens, os cubos, a câmaras de ar e os pneus.
 
Os aros podem ser feitos de fibra de carbono ou de alumínio e são responsáveis por apoiar os pneus. Os raios têm a função de sustentar os aros, conferindo estabilidade e segurança à bicicleta, sendo, geralmente, uma peça de aço inoxidável.
 
Seja qual for o material em específico, existem técnicas e maquinários desenvolvidos especialmente para trabalhar as chapas e os tubos de matéria-prima e transformá-los no produto final. É preciso levar em consideração que quanto mais resistente for o material, mais força será necessária para efetuar a moldagem, e, quanto mais flexível, maiores serão as chances de comprometimento do padrão da peça, caso a curvatura não seja feita da forma e com as ferramentas corretas.
 
No caso do alumínio, por exemplo, uma calandra costuma ser o equipamento mais adequado para modelar o material sem perder a estrutura, produzindo curvas padronizadas.
 
Para modelar tubos de ferro e de aço inoxidável, por sua vez, existem algumas opções disponíveis, variando das ferramentas manuais, como tube bender, até as curvadoras elétricas, sendo estas últimas mais comuns nas indústrias e mais eficientes quando o assunto é preparar modelagens mais complexas e arrojadas sem perder o padrão.
 
A CBFA – COMPANHIA BRASILEIRA DE FERRO E AÇO

A Companhia Brasileira de Ferro e Aço vem construindo um histórico de qualidade no mercado desde 2010, tendo se consagrado como uma das mais tradicionais e melhores fabricantes de tubos do país, sendo responsável por atender aos mais diversos mercados, como é o caso dos fabricantes de bicicletas, por exemplo, oferecendo uma gama de serviços e produtos especializados para o setor. 

Clique aqui, visite o site da CBFA e consulte os serviços oferecidos.

 

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

×

Carrinho