A CBFA é especializada na fabricação de Eixos Ferroviários, atendendo toda linha de equipamentos como Vagões de Carga, Locomotivas de Tração, Carros de Passageiros, Eixos para Vagões de Carga e Veículos de Manutenção de Via Permanente, conforme as normas nacionais e internacionais e as especificações dos clientes.
Os Eixos Ferroviários da CBFA são fabricados obedecendo rigorosamente todas as especificações referentes à composição química do material, forjamento, tratamento térmico e dimensional. Tais processos estão de acordo com as Normas AAR e UIC, sendo a CBFA certificada pela ISO 9001-2015.
Especificação das Mangas
– 5 x 9
– 5 ½ x 10
– 6 x 11
– 6 ½ x 9
– 6 ½ x 12
– 7 x12
Especificação das Bitolas
– 1000 mm
– 1435 mm
– 1600 mm
Os eixos são classificados conforme a capacidade de carga máxima (por eixo) e por suas dimensões específicas: diâmetro e comprimento linear das seções do eixo envolvidas pelos rolamentos.
Os Eixos Ferroviários da CBFA podem ter amplas utilizações.
No Brasil, a fabricação de eixos atende aos mesmos processos usados nos EUA, cujo método de aprimoramento está alinhado e visa a melhora das características mecânicas.
A fabricação de eixos ferroviários segue as recomendações técnicas relativas aos materiais, tratamentos térmicos, ensaios dimensionais e aplicações, citadas em diversas normas, sendo uma das principais, Association of American Railroad – AAR M101.
Os processos de fabricação de eixos da CBFA é altamente especializado e observa as seguintes etapas:
a) Estoque de forjados: Os Eixos brutos forjados com tratamento térmico conforme Norma AAR M101 Grau F;
b) Descasque/Desbastagem: aqui ocorre o descasque total do eixo em torno copiador, deixando um sobremetal no diâmetro. O desbaste é uma operação onde se remove o máximo de material, deixando apenas uma camada mínima para o acabamento;
c) Furação/Rosca: é o processo para adequação à fixação do tipo de rolamento que será aplicado ao rodeiro;
d) Roleteamento: é um dos tratamentos superficiais que atuam por deformação (plástica a frio) da superfície e da camada subsuperficial;
e) Retífica: o processo de retífica de eixo consiste em um sistema em que a peça é posicionada em um dispositivo de fixação e a ação do processo é realizada por um rebolo de arraste, que pressiona a peça contra o rebolo de corte;
f) Inspeção final: Verificação do processo por inteiro e conferindo a exatidão das medidas relativas ao eixo finalizado.