Eixos Ferroviários

A CBFA é especializada na fabricação de Eixos Ferroviários, atendendo toda linha de equipamentos como Vagões de Carga, Locomotivas de Tração, Carros de Passageiros, Eixos para Vagões de Carga e Veículos de Manutenção de Via Permanente, conforme as normas nacionais e internacionais e as especificações dos clientes.

Os Eixos Ferroviários da CBFA são fabricados obedecendo rigorosamente todas as especificações referentes à composição química do material, forjamento, tratamento térmico e dimensional. Tais processos estão de acordo com as Normas AAR e UIC, sendo a CBFA certificada pela ISO 9001-2015.

Especificação das Mangas

5 x 9
5 ½ x 10
6 x 11
6 ½ x 9
6 ½ x 12
7 x12

Especificação das Bitolas

1000 mm
1435 mm
1600 mm

Os eixos são classificados conforme a capacidade de carga máxima (por eixo) e por suas dimensões específicas: diâmetro e comprimento linear das seções do eixo envolvidas pelos rolamentos.

Os Eixos Ferroviários da CBFA podem ter amplas utilizações.

No Brasil, a fabricação de eixos atende aos mesmos processos usados nos EUA, cujo método de aprimoramento está alinhado e visa a melhora das características mecânicas.

A fabricação de eixos ferroviários segue as recomendações técnicas relativas aos materiais, tratamentos térmicos, ensaios dimensionais e aplicações, citadas em diversas normas, sendo uma das principais, Association of American Railroad – AAR M101.

Os processos de fabricação de eixos da CBFA é altamente especializado e observa as seguintes etapas:

a) Estoque de forjados: Os Eixos brutos forjados com tratamento térmico conforme Norma AAR M101 Grau F;

b) Descasque/Desbastagem: aqui ocorre o descasque total do eixo em torno copiador, deixando um sobremetal no diâmetro. O desbaste é uma operação onde se remove o máximo de material, deixando apenas uma camada mínima para o acabamento;

c) Furação/Rosca: é o processo para adequação à fixação do tipo de rolamento que será aplicado ao rodeiro;

d) Roleteamento: é um dos tratamentos superficiais que atuam por deformação (plástica a frio) da superfície e da camada subsuperficial;

e) Retífica: o processo de retífica de eixo consiste em um sistema em que a peça é posicionada em um dispositivo de fixação e a ação do processo é realizada por um rebolo de arraste, que pressiona a peça contra o rebolo de corte;

f) Inspeção final: Verificação do processo por inteiro e conferindo a exatidão das medidas relativas ao eixo finalizado.

Galeria de Imagens

Eixos para Carro de Passageiros

Eixos para Vagões de Carga

Eixos para Locomotivas

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