A CBFA possui ampla experiência e é uma das maiores e melhores empresas para a manutenção e componentes ferroviários. Veja a seguir alguns dos principais serviços de manutenção e reparo prestados:
a) Rodas Ferroviárias: A restauração das rodas consiste no processo de reperfilamento por usinagem, realizado nos tornos da oficina. Este processo refaz os contornos dos aros das rodas do rodeiro através da retirada de material por torneamento. Após o processo, recupera-se a forma e as dimensões do perfil original dos contornos dos aros.
b) Montagem e desmontagem de Rodeiro: Na montagem realiza-se a operação de eixamento das rodas seguida pela aplicação dos rolamentos. Pode-se utilizar componentes novos ou recuperados na montagem de um rodeiro. Utiliza-se uma prensa para o eixamento. Vale destacar que para este procedimento a importância de obter-se uma pressão de eixamento dentro das tolerâncias estabelecidas e a correta medida de bitola.
Na desmontagem dos rodeiros executa-se:
1 – O saque dos rolamentos tipo cartucho e autocompensadores.
2 – O deseixamento das rodas, utilizando prensa horizontal
c) Recuperação de Eixos Ferroviários: pode ser realizada pela redução do seu diâmetro e/ou torneamento para correção de defeitos superficiais, quando a técnica permite que as dimensões do eixo usinado atendam às especificações de tolerâncias e segurança.
Dentre os serviços realizados na CBFA, destacam-se ainda:
– A furação dos Eixos para adequação à fixação do tipo de rolamento que será aplicado ao rodeiro.
– Retificação de manga de eixo
– Acabamento do eixo.
d) Medição: No decorrer dos processos são realizadas várias medições:
– Espessura do friso da roda: Realiza-se antes e após o torneamento a medição do friso da roda no processo de usinagem
– Tapete de roda: Realiza-se, também, a medição do tape das rodas após o torneamento. Faz-se a medição do tape para verificar se a espessura final dos aros das rodas atende ao limite mínimo de segurança para operação e para classificação dos rodeiros
– Bitola de rodeiro: Após o eixamento das rodas realiza-se a conferência da bitola para verificação da conformidade da bitola do rodeiro com a bitola de operação da malha ferroviária, no caso utiliza-se um gabarito
– Inspeção de partículas magnéticas: A inspeção por partículas magnéticas é um método usado para testes não destrutivos de material ferromagnético. Verifica as descontinuidades da superfície e/ou ligeiramente abaixo da superfície.
– Medição de espessura por ultrassom: É um tipo de ensaio não destrutivo (END) que visa detectar, em diversos tipos de materiais não ferrosos e ferrosos, a perda de espessuras que pode ocorrer devido processos abrasivos ou corrosivos. Sua aplicação garante que peças grandes e com geometrias complexas mantenham sua qualidade.
– Equidistância: Valores das medidas simétricas conferidas após o eixamento do rodeiro. É necessário que os rodeiros instalados em um mesmo vagão estejam dentro de uma mesma faixa de medidas.
Entre os serviços prestados pela CBFA devem ser destacados também:
– Linha Completa para Usinagem Eixos Ferroviários
– Degradação (Transformação) de Eixos
– Eixos Ferroviários e peças sob medida, conforme desenhos e especificações do cliente.
– Reperfilamos Rodeiros Ferroviários dentro das normas técnicas e especificadas pelos nossos clientes.
– Montagem de Rodas, Eixos e Rolamentos
– Broqueamento de Rodas, Eixamento e Reperfilamento de Rodas avulsas
– Manutenção de Rodeiros Ferroviários
– Prensagem de Rolamentos
– Usinagem de Pistas de Rodas