Como pode ser utilizado o tubo de aço quadrado?

Home » Tubos » Como pode ser utilizado o tubo de aço quadrado?

Muitas indústrias valorizam as vantagens da tubulação quadrada devido a sua versatilidade. Como muitos produtos metálicos, os tubos quadrados têm se mostrado valiosos, em grande parte atribuídos a seu desempenho, durabilidade e resistência a longo prazo. Não é surpresa que o uso de tubos de aço quadrados seja incrivelmente amplo – desde a simples coluna arquitetônica até projetos mais complexos, tais como divisores decorativos ou portões/entradas de metal modernos.

Antes de aprofundar em seus usos, é importante que você entenda o que são tubos quadrados e como eles são fabricados. Como muitos produtos metálicos, estes tubos são desenrolados de uma bobina de aço pré-acabado que passa por uma série de máquinas, moldes ou freios de prensa. O processo pode ser feito sob temperatura ambiente ou com uma aplicação de calor externo – também conhecido como moldagem a frio e moldagem a quente, respectivamente.

Os tubos quadrados conseguem dar a sua assinatura de corte transversal devido à soldagem interna. Antes de serem distribuídos, os acabamentos podem ser feitos na forma de solda, processamento secundário e outras técnicas pós-fabricação.

Benefícios do tubo de aço quadrado

Uniformidade: Além de suas propriedades mecânicas, o tubo de aço quadrado contém espessura de parede uniforme e concentricidade.

Força: A moldagem a frio permite que o tubo quadrado tenha um maior rendimento e resistência à tração do que o aço de que é feito. Isto torna o material capaz de resistir a temperaturas extremas, pressões e elementos destrutivos.

Custo-benefício: A tubulação quadrada passa por menos processamento do que outros tipos de tubulação mecânica, de modo que pode oferecer vantagens de custo para aplicações menos exigentes.

Aplicações de tubos de aço quadrados

Os tubos de aço quadrados têm muitos usos em diferentes indústrias e campos:

  • São utilizados em aplicações na construção civil, muito utilizado como estrutura de suporte para pontes, edifícios e torres.

  • Na fabricação de vários tipos de equipamentos de construção, como tratores, rolos compressores e guindastes.

  • Edifícios, guarda de proteção de rodovias, sinalização, colunas de apoio, treliças, equipamentos pesados, sistemas de armazenamento e equipamentos de exercício utilizam tubos de aço quadrado.

  • Pode ser utilizado em corrimão para escadas, bem como em portões de entrada e na fabricação de cercas.

  • Outras indústrias que fazem uso de tubos quadrados de aço incluem a indústria de móveis e também a fabricação de carrocerias de ônibus.

  • Os tubos quadrados de aço inoxidável são usados principalmente em aplicações onde os tubos são expostos à água como as indústrias de construção, automotiva, eletrodomésticos, móveis e agricultura.

  • As principais aplicações dos tubos quadrados de aço inoxidável incluem a fabricação de recipientes, arquitetura, transportadores, bicicletas, fabricação automotiva, suporte estrutural para plantas industriais, edifícios e pontes, e para fins gerais de engenharia.

CBFA – Companhia Brasileira de Ferro e Aço

A CBFA está no mercado desde 2010 e é referência na fabricação de tubos de aço, certificada pela ISO 9001:2015. Seus produtos estão de acordo com as principais especificações técnicas nacionais e internacionais, atendendo os mais diversos setores da indústria.

Além disso, seus produtos podem ser fornecidos com diferentes tipos de proteção, acabamentos superficiais e tratamentos térmicos de acordo com as especificações do cliente.

Clique aqui e confira.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

×

Carrinho