O que é biselamento de tubos e para que serve?

Home » Curiosidades » O que é biselamento de tubos e para que serve?

Utilizar tubos em obras que envolvem soluções em engenharia é algo quase inevitável em vários tipos de projetos. No entanto, muitas vezes é preciso passar por um processo de aperfeiçoamento desses tubos para que eles possam cumprir sua finalidade com êxito dentro do projeto. Sendo assim, um conceito importante para os projetos industriais ou de construção civil é o de biselamento de tubos.

O biselamento de tubos nada mais é do que um processo ao qual o tubo será submetido para que suas extremidades sejam aperfeiçoadas.

O termo aperfeiçoado não significa que o tubo apresenta problemas de fábrica, por exemplo, mas que, na verdade, ele ainda não é totalmente essencial para uma determinada finalidade. Com isso, é preciso passar por algumas técnicas de cortes para que as extremidades dos tubos correspondam com as exigências técnicas do projeto.

Portanto, é possível destacar que o biselamento de tubos tem como principal função o aperfeiçoamento das superfícies dos tubos, bem como a eliminação de arestas indesejadas. Esses podem ser processos fundamentais dentro de projetos industriais ou obras da construção civil, pois em ambos os casos é preciso atender a alguns pré-requisitos técnicos e de segurança para o andamento da obra, e para o resultado do projeto. Uma aplicação muito importante dessa solução é a preparação das extremidades de tubos diferentes para o processo de soldagem, uma vez que a curvatura dessas extremidades deve estar em perfeitas condições para a soldagem ser feita com sucesso.

Outra função muito importante do biselamento de tubos é o processo de rebarbar as pontas dos tubos que sofreram cortes. Além da parte estética na obra, a questão de rebarbar também envolve a parte de segurança, pois pontas desajustadas ou muito pontudas podem gerar acidentes na obra.

Vale destacar que o biselamento também pode ser bastante útil no caso do manuseio dos tubos, pois eliminar arestas indesejadas pode facilitar o uso desse material na obra, seu armazenamento, possíveis manutenções, etc.

Dessa forma, fica evidente a importância que o processo de biselamento de tubos possui para a indústria, bem como para obras de construção civil. Com essa técnica é possível adaptar os tubos para as mais diferentes finalidades sem grandes custos.

Tubos de aço CBFA

Uma das áreas de atuação e especialidade da Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA) é justamente a de tubos de aço. A empresa atua em dois ramos dos tubos de aço: os tubos trefilados e os tubos industriais.

No primeiro caso, são tubos com alta precisão dimensional, uniformidade e propriedades mecânicas. Já os tubos industriais são desenvolvidos em máquinas especializadas com solda longitudinal sendo fabricados para os mais diferentes tipos de seção.

A CBFA é referência no mercado de tubos de aço, bem como vários outros segmentos, como a fabricação de eixos ferroviários e molas, além de manutenção e montagem de rodeiros ferroviários e usinagem de peças em geral. Todos os serviços são oferecidos com o maior controle de qualidade possível, sempre obedecendo normas técnicas e certificações nacionais e internacionais.

Clique aqui para conhecer o site da CBFA além de conferir em detalhes todos os serviços oferecidos.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

×

Carrinho