Você conhece o chamado carro-torpedo e sabe qual a sua função? Acompanhe nosso post para saber mais sobre esse componente tão importante da indústria.
O que é carro-torpedo?
O carro-torpedo é um tipo de vagão ferroviário específico, que ganha esse nome por apresentar um corpo com o formato de torpedo, se movendo engatado em uma locomotiva.
Estes vagões são revestidos por material refratário, ou seja, resistente às ações físicas ou químicas, sendo submetidos a um aquecimento constante, de no mínimo 800 °C para poder carregar gusa líquido, produto resultante da redução de minério de ferro. Eles têm uma abertura para o carregamento, mas é virado, para liberar a carga.
Embora seu nome possa levar a associação com a característica velocidade dos torpedos tradicionais, sua velocidade normal pelas vias da siderúrgica é de somente 6 km/h.
Qual a função do carro-torpedo?
Seu papel vital é o de intermédio do material no processo siderúrgico. Ele é um grande recipiente adaptado às condições mais favoráveis ao transporte da gusa líquida, que possui uma temperatura em torno de 1400 °C. O processo do qual eles fazem parte é basicamente ininterrupto, uma vez que o Alto-forno libera o ferro gusa enquanto está operante, durante 24 horas ao dia.
O carro-torpedo faz o constante trajeto desse material entre o Alto-forno e a aciaria, para que ele seja transformado em aço, impedindo uma perda relevante de calor dessa matéria-prima. Dessa forma, ele garante que a produção também não seja interrompida.
Outra função consequente do carro-torpedo é a dessulfurização de outra parte da produção, o banho metálico, já que a gusa dentro dos reservatórios ganha um jato de gás nitrogênio, para o enxofre ser retirado. Além disso, são também adicionados cal e outros elementos, que ajudam nesse procedimento.
Como pode ser percebido, os carros-torpedos estão sempre trabalhando sob pressão, seja pela temperatura ou peso com que lidam, e precisam de manutenção apropriada. Os vagões sozinhos pesam cerca de 240 toneladas cada e, carregados com a gusa líquida, podem chegar a um total de 540 toneladas.
É interessante falar que esses carros possuem rolamentos em duas posições de sua estrutura. Um conjunto no vagão e outro no suporte de suas rodas.
A CBFA
A CBFA, Companhia Brasileira de Ferro e Aço, leva desde 2010 serviços de qualidade que trazem soluções para o seu negócio, com produtos ferroviários, tubos e molas de aço para siderúrgicas e diversas aplicações no processo produtivo do aço, sendo pioneira em ser certificada pela ISO 9001:2015 para manutenção de rodeiros em vagões ferroviários.
Acesse nosso site clicando aqui e descubra mais!