O que são as molas de torção?

Home » Molas » O que são as molas de torção?

As molas, em geral, são peças fundamentais que constituem diversos objetos utilizados na rotina diária de um indivíduo. Elas possuem a capacidade de suportar uma enorme fração de energia potencial elástica, ou seja, são instrumentos desenvolvidos para suportar a ação da força e do movimento sobre eles, através de um sistema de deformação elástica. Sua finalidade é garantir o impulso ou oferecer estagnação a outros elementos, neutralizando ou abrandando o impacto.

Atualmente, no mercado, existem molas de diversas composições, além de diferentes formatos. No presente artigo, abordaremos a respeito das molas de torção, em específico, buscando primeiramente trazer a definição deste conceito.

O que são as molas de torção?

São ferramentas enroladas em formato helicoidal, compostas por hastes em suas extremidades e que podem assumir diversos formatos, conforme as exigências do projeto ou do desejo do cliente, tendo assim a capacidade de suportar o peso das cargas específicas solicitadas.

Principais características das molas de torção

A grande maioria das molas de torção fabricadas hoje em dia possuem determinadas características em comum, dentre elas:

  • Comumente fabricadas artesanalmente ou por meio de máquinas automáticas ou semi-automáticas, com suas extremidades confeccionadas em formato de braços de alavanca.

  • Produzidas, em sua grande maioria, por materiais como: bronze, latão, aço carbono, inox, entre outros componentes. Deste modo, são considerados equipamentos altamente resistentes e flexíveis.

Qual a função das molas de torção?

As molas de torção foram desenvolvidas com o intuito principal de resistir diferentes volumes de cargas, através de seu sistema de enrolar e desenrolar mais suas espiras. Com atuação, por exemplo, no suporte para objetos e milhares de outras utilidades, as molas de torção são consideradas um dos itens mais solicitados no mercado.

Onde são utilizadas as molas de torção?

As molas de torção são utilizadas, frequentemente, em objetos de diferentes proporções e peso, como: máquinas industriais, impressoras, prendedor de roupa, portão automático de garagem, entre outros. Além disso, elas são amplamente empregadas também em diversos setores da indústria, podemos citar: a automotiva, a decorativa, corporações ligadas à manutenção de máquinas e equipamentos, construção civil, fabricação de brinquedos, eletrodomésticos, etc.

Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA)

CBFA é uma empresa com mais de 10 anos de atuação no mercado, especializada na fabricação de molas para os setores ferroviário, agrícola, mineral e de elevadores.

Saiba mais aqui.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

×

Carrinho