Os implementos agrícolas são equipamentos utilizados em atividades agrícolas para diminuir a mão-de-obra humana e melhorar o rendimento das culturas no campo. Colhedores, cultivadores, semeadores, colheitadeiras, arados e outros instrumentos agrícolas estão entre os mais comuns.
Antes da Industrialização
O nomadismo foi um modo de vida para a humanidade no passado. Entretanto, depois de 10.000 a.C., o homem começou a cultivar e a usar suas próprias ferramentas como machado, foice, enxada e outros itens que eles mesmos construíam a partir de pedra e madeira.
Após a Industrialização
Os seres humanos têm conseguido criar máquinas mais novas e maiores como resultado da rápida industrialização e desenvolvimentos técnicos. Estes dispositivos eliminam a necessidade de trabalho físico e facilitam os trabalhos agrícolas. Estas máquinas são extremamente importantes no mundo moderno e científico da agricultura. Tratores e colheitadeiras avançadas revolucionaram a maneira como as pessoas trabalhavam no campo. Usando estas vantagens tecnológicas, os agricultores podem agora trabalhar de forma mais profissional. Com estes equipamentos, trabalhar no campo não é mais uma atividade extenuante e cansativa.
Tipos de implementos agrícolas
As ferramentas agrícolas vêm em uma variedade de formatos e tamanhos, sendo utilizadas em vários estágios da produção e gerenciamento de culturas. Desde a preparação do campo até a colheita e o armazenamento dos produtos, os seres humanos desenvolveram equipamentos especializados para cada tarefa. A seguir estão algumas dessas ferramentas:
Ferramentas para a preparação do solo
É a primeira e mais importante fase do processo de produção da lavoura. Este processo é crucial porque ajuda as raízes da cultura a penetrar mais profundamente no solo e absorver mais água e nutrientes. Ele também auxilia na aeração do campo e no enriquecimento mineral.
Ferramentas para a semeadura
Um instrumento em forma de funil que contém as sementes é usado no método tradicional de semeadura. Estas sementes passam em seguida pela extremidade do funil, o que garante que elas estejam suficientemente separadas e que a semeadura em grupos não ocorra. As sementes são depositadas no solo através das extremidades dos tubos. Atualmente, no entanto, a semeadura é feita com uma espécie de “broca” de semente, vantajosa por semear na profundidade e no espaçamento adequado.
Máquinas de irrigação
O equipamento de irrigação consiste em uma bomba utilizada para extrair água do solo. Um sistema de aspersão com tubos perpendiculares e um bico giratório, assim como um sistema de tubulação de irrigação por gotejamento, são exemplos de instrumentos modernos de irrigação.
Máquinas de colheita
A colheita é o processo de cortar uma cultura quando ela está totalmente cultivada. Uma colheitadeira é uma máquina que combina as funções de uma debulhadora e de uma colhedora. Ela pode debulhar após as colheitas terem sido feitas no campo.
Máquinas de plantio
Após o cultivo do solo, elas são utilizadas para plantar sementes e mudas em uma vasta área. Para isso, são usadas semeadoras, equipamentos de transplante de solo e outras ferramentas.
Benefícios dos implementos agrícolas
- Tornam o trabalho mais eficaz e eficiente;
- Quando são empregadas ferramentas, é necessária menos mão-de-obra;
- Ajudam no desenvolvimento de ferramentas mais eficientes;
- Reduz o custo de mão-de-obra;
- São equipamentos com alta durabilidade;
- Ajudam a economizar tanto tempo quanto dinheiro;
- Aumentam a lucratividade.