O que são tubos de condução e onde são utilizados?

Home » Tubos » O que são tubos de condução e onde são utilizados?

Várias soluções são requiridas em uma obra, sejam elas permanentes ou temporárias enquanto o projeto está sendo tocado. Um exemplo disso é o transporte de fluidos, que pode ser algo importante durante e até mesmo após a finalização da obra.

Além disso, muitas indústrias também precisam fazer o transporte de fluidos de um setor para o outro da sua instalação e isso requer a aplicação de tubos de condução.

O tubo de condução, como o próprio nome já sugere, é uma estrutura destinada ao processo de transporte de fluidos entre lugares diferentes. Eles formam a tubulação de muitas obras para as mais diferentes finalidades. Vale destacar que esses tipos de tubos são destinados à condução de fluidos classificados como não corrosivos, ou seja, vapor, água, óleos, ar-comprimido, etc.

Um dos motivos que levam ao uso em massa desse tipo de aplicação quando se envolve a condução de fluidos é o fato de que os tubos de condução aguentam forte pressão. Sendo assim, eles não sofrem danos com frequência, muito pelo contrário, são altamente resistentes aos esforços mecânicos, além do fato de que são raras às vezes em que é necessário fazer manutenção nesses tubos. Sua composição em aço carbono é o que explica a grande resistência desse material.

Além de um material altamente resistente, também vale destacar que outra característica importante dos tubos de condução é que eles sofrem muito pouco desgaste em sua superfície. Eles são construídos com superfícies bastante lisas nos dois lados do material, ou seja, tanto na parte interna que ficará exposta ao fluido, como na parte externa que faz contato com o meio. Por esse motivo, o acumulo de sujeiras e resíduos na superfície do tubo de condução é mínima, favorecendo sua via útil.

A popularidade dos tubos de condução é resultado direto da facilidade de trabalhar com este tipo de equipamento. Seu manuseio é relativamente simples, tornando a execução do projeto mais ágil e simplificada.

Onde são utilizados os tubos de condução?

Como já destacado, os tubos de condução são utilizados para transportar fluidos com mais facilidade, praticidade e segurança. Engana-se quem pensa que são poucas as aplicações nas quais este tipo de material pode ser envolvido.

Muitos setores da indústria precisam fazer o transporte de fluidos entre diferentes setores da fábrica, por exemplo. Em muitos casos, tal transporte é fundamental para as operações e linha de produção da empresa.

Dessa forma, é possível encontrar aplicações de tubos de condução em diferentes finalidades, tais como:

  • Construção civil;
  • Indústria de petróleo;
  • Caldeirarias;
  • Indústria naval;
  • Indústria de gás natural;
  • Sistemas de transporte dutoviários;
  • Componente de máquinas agrícolas.

Portanto, a utilização de tubos de condução é algo fundamental para muitas indústrias que desejam otimizar o processo de transporte de fluidos dentro de suas instalações. Em muitos dos casos, esse tipo de aplicação sequer é uma escolha, mas sim uma necessidade em decorrência do fato de que lidar com fluidos faz parte das atividades da empresa.

Resistência, grande vida útil, facilidade de montagem e operação e composição de aço em carbono são alguns dos diferenciais que destacam os tubos de condução.

Companhia Brasileira de Ferro e Aço

Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA) é referência no assunto quando se fala em desenvolvimento de materiais e equipamentos em ferro e aço.

Dessa forma, a empresa se destaca por ser reconhecida como uma das maiores, melhores e mais tradicionais fabricantes de tubos do Brasil. Os tubos oferecidos são para as mais diversas finalidades e possuem o maior padrão de qualidade do mercado, cumprindo certificações nacionais e internacionais.

Para mais informações é só clicar aqui.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

×

Carrinho