Os componentes dos Rodeiros Ferroviários: rodas, eixos e rolamentos

Home » Ferrovias » Os componentes dos Rodeiros Ferroviários: rodas, eixos e rolamentos

A principal função do rodeiro é permitir o direcionamento do veículo, quando trafegar por uma via com alinhamento irregular, além de suportar a carga vertical, devido ao peso próprio do veículo e da carga transportada.

O rodeiro ferroviário é composto por duas rodas acopladas por um eixo e um par de rolamentos acoplados às extremidades do eixo:

a) Rodas Ferroviárias: A roda é provavelmente o mais importante componente utilizado nas ferrovias, fundidas ou forjadas em aço carbono, utilizadas para a montagem ou manutenção de veículos ferroviários

b) Eixos: são corpos de aço cilíndrico, nos quais as rodas são montadas. A função do eixo é “segurar” as rodas e transmitir o movimento dos rolamentos para estas.

c) Rolamentos: Na atualidade existem basicamente dois tipos de rolamentos: cartucho e autocompensador. Na frota de vagões e locomotivas no país encontramos em operação exemplares de ambos os tipos, e a CBFA é especializada em seu uso e manutenção.

Na CBFA, os rodeiros devolvidos são montados com componentes novos e/ou recuperados, conforme a necessidade do cliente.

A CBFA também é responsável por destinar/sucatear componentes de rodeiros que não estejam mais em condição de serem recuperados para utilização.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
×

Carrinho