A principal função do rodeiro é permitir o direcionamento do veículo, quando trafegar por uma via com alinhamento irregular, além de suportar a carga vertical, devido ao peso próprio do veículo e da carga transportada.
O rodeiro ferroviário é composto por duas rodas acopladas por um eixo e um par de rolamentos acoplados às extremidades do eixo:
a) Rodas Ferroviárias: A roda é provavelmente o mais importante componente utilizado nas ferrovias, fundidas ou forjadas em aço carbono, utilizadas para a montagem ou manutenção de veículos ferroviários
b) Eixos: são corpos de aço cilíndrico, nos quais as rodas são montadas. A função do eixo é “segurar” as rodas e transmitir o movimento dos rolamentos para estas.
c) Rolamentos: Na atualidade existem basicamente dois tipos de rolamentos: cartucho e autocompensador. Na frota de vagões e locomotivas no país encontramos em operação exemplares de ambos os tipos, e a CBFA é especializada em seu uso e manutenção.
Na CBFA, os rodeiros devolvidos são montados com componentes novos e/ou recuperados, conforme a necessidade do cliente.
A CBFA também é responsável por destinar/sucatear componentes de rodeiros que não estejam mais em condição de serem recuperados para utilização.