O Ferro é um metal bastante versátil, com amplas aplicações industriais devido às suas propriedades de resistência, dureza e tenacidade. O desenvolvimento de técnicas de siderurgia, ou seja, manipulação do ferro, marcou uma nova era mundial, chamada de Idade do Ferro. Atualmente, o processamento do ferro e os respectivos benefícios direcionados à indústria siderúrgica deu origem a diversos materiais feitos a partir dele.
São inúmeras as utilizações que se destinam ao ferro, como a formação de ligas metálicas em utensílios industriais, domésticos, produção de automóveis, em estruturas metálicas de edifícios, pontes e cascos de navios, bem como em parafusos, pregos, alicates etc. Tal versatilidade e ampla utilização se deve principalmente ao seu baixo custo, sua alta disponibilidade, bem assim a satisfatória resistência mecânica.
Quanto às características, o ferro (Fe) é um metal de transição, branco-prateado, maleável e magnético, possuindo dois estados de oxidação (+2 e +3). Sendo ainda, o quarto elemento mais comum no planeta, perdendo apenas para o oxigênio (O), o silício (Si) e o alumínio (Al). O núcleo da terra é composto em sua maioria por níquel (Ni) e ferro (Fe).
Uma das desvantagens presentes no ferro é a oxidação. O ferro é um elemento reativo que oxida quando exposto a um ambiente úmido, formando ferrugem. Compostos como o HNO3 oxidam a superfície de um pedaço de ferro, tornando-o um metal reativo. Dessa forma, existem alguns aços que possuem outras ligas adicionadas, principalmente cromo, para tornar o ferro mais resistentes à corrosão. Eles são chamados de aços inoxidáveis.
O ferro é o metal mais utilizado do mundo, insubstituível devido ao seu baixo preço e facilidade de uso, além de ser responsável por compor o aço. O aço trata-se de ligas de ferro misturadas a outros elementos metálicos e não metálicos, que conferem a ele propriedades diferenciadas, contendo menos de 2% de carbono, uma vez que se a porcentagem for maior, o aço se transforma em ferro fundido.
A CBFA (Companhia Brasileira de Ferro e Aço) marca sua presença no Brasil desde 2010, quando iniciou os serviços com fabricação de eixos ferroviários. Desde então trabalha com fabricação de tubos em aço com costura, molas para o mercado ferroviário, sendo a única empresa de manutenção de rodeiros ferroviários certificada pela ISO 9001:2015, trazendo assim, maior segurança para seus clientes.