Várias soluções são aplicadas em nível industrial nos mais diversos setores da construção civil e visam buscar maior conservação de materiais, melhores rendimentos em reações, além de resultados mais interessantes na linha de produção. A galvanização, por exemplo, é uma das soluções mais empregadas pela indústria no trato do ferro, que é um dos elementos fundamentais para diversos tipos de obras em engenharia.
A galvanização é um processo químico utilizado em larga escala com o objetivo de revestir o aço com uma camada de zinco. Esse revestimento impede que o aço, produto final para vários tipos de ferramentas e equipamentos, seja facilmente submetido aos processos de oxidação e corrosão. Dessa forma, o objetivo final da camada de zinco é justamente aumentar a vida útil do material, bem como sua resistência aos fatores citados.
O princípio fundamental que rege o processo de galvanização é o revestimento com um metal mais nobre. Em outras palavras, para que os benefícios da galvanização sejam percebidos ao final do processo, é necessário que o metal escolhido para revestir o aço seja mais reativo do que o próprio metal que está sendo protegido. Dessa forma, é preciso compreender que esse não é um processo definitivo, pois o metal que será usado com cobertura protetora do aço será desgastado ao longo do tempo, sendo necessária a aplicação de uma nova camada de galvanização.
Vantagens da galvanização
Uma das principais vantagens dessa técnica, como já destacado, é o fato de que a galvanização confere ao material tratado uma maior vida útil. Esse é um resultado direto do fato de que a camada de proteção, inserida por um processo químico, será desgastada no lugar do material protegido quando submetida à ação de agentes corrosivos.
O prolongamento da vida útil do material tem como consequência o corte de custos com a substituição de materiais de aço, por exemplo. Sendo assim, os recursos podem ser investidos em outros segmentos.
A galvanização também se destaca por ser um processo mais limpo do que outras alternativas. Portanto, após o procedimento não são gerados resíduos orgânicos como é o caso de graxas e óleos que podem comprometer a limpeza do ambiente.
Outras vantagens interessantes são:
-
O material final poderá sofrer dobras ou curvaturas sem destacar o zinco;
-
O peso do material não será alterado em proporções significativas, facilitando seu manuseio mesmo após aplicada à galvanização;
-
Não haverá deformação do material após a galvanização, detalhe extremamente importante, pois muitas estruturas de aço poderiam ser comprometidas em caso de deformações;
-
A superfície do material ficará lisa, sem rugas ou protuberâncias.
Logo, é possível concluir que a galvanização é uma alternativa interessante para quem busca maior vida útil para estruturas de aço. A camada de proteção proporcionada por esse processo químico resulta em uma melhora das características do material quando se fala em agentes corrosivos que podem danificar e diminuir a vida útil das mais diversas estruturas.
Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA)
A CBFA é uma das referências do mercado quando se fala na produção de eixos, tubos e molas em aço e ferro. Se destaca por possuir rigorosos padrões de qualidade e as certificações internacionais mais importantes do setor. A empresa atua em vários segmentos do mercado, dentre os quais ferroviário, automotivo, construção civil e etc.
Para conhecer todos os produtos produzidos pela CBFA é só clicar aqui.