Os tubos de aço são utilizados por empresas e fábricas de diversas maneiras, seja em construções, usinas, etc., variando o diâmetro, o modelo e a aplicação dependendo das necessidades da firma.
Esse tipo de tubo é composto por aço carbono, um material que possui em sua composição de 0,008% a 2,11% de carbono concentrado, sendo um dos materiais mais utilizados na área industrial e da construção civil. Apesar de toda a gama de tipos de formato de tubo que estão disponíveis no mercado, o tubo cilíndrico é o mais utilizado pela indústria.
Os tubos de aço de carbono se apresentam em três tipos principais diferentes: com costura, sem costura e preto.
Tubos com Costura
Apresenta uma solda ao longo da peça e são mais comumente usados nas áreas automotiva e agrícola. São principais características são:
-
Fácil manuseio;
-
Preço acessível;
-
Varia sua metragem, diâmetro e espessura.
-
São feitos a partir de chapas soldadas.
Tubos sem Costura
Diferente do modelo anterior, este não possui nenhuma emenda em seu corpo. Suas características são:
-
São mais usados em projetos onde há grande pressão sobre os mesmos, devido a sua alta resistência;
-
São feitos à partir de um molde perfurado por uma haste;
-
Também variam sua metragem, espessura e diâmetro.
Tubos de aço carbono preto
São muito utilizados para transportar substâncias não corrosivas como água, vapor, gás entre outros. Suas características são:
-
Muito versáteis;
-
Seguros;
-
Facilmente adaptáveis.
Composição dos tubos de aço carbono
Os tubos podem apresentar diferentes níveis de concentração de carbono em sua composição, sendo os principais baixo teor e alto teor de carbono. Veja abaixo suas diferenças e características:
-
Tubos com alto teor de carbono: possuem dureza e resistência elevadas e uma coloração mais escura. São utilizados para condução de materiais químicos e mecânicos, além de líquidos em qualquer temperatura.
-
Tubos com baixo teor de carbono: tem ductilidade alta e uma cor mais clara, sendo usados onde não é preciso muita resistência e na condução de líquidos em temperatura ambiente.
Galvanização
Em alguns casos, após o processo de fabricação, os tubos de aço podem passar por um procedimento chamado Galvanização. Nesse método, o componente é revestido por camadas de zinco que o blindam, impedindo que o mesmo seja corroído por algum agente externo.
Esse tipo de tubo de aço carbono costuma ser bastante utilizado como tubo industrial, de caldeira e para eletrodutos.
Principais vantagens
Os principais benefícios do uso dos tubos de aço carbono são:
-
Alta resistência mecânica;
-
Fácil instalação
-
Fácil manuseio e manutenção;
-
Financeiramente econômicos;
-
Extremamente estáveis devido à sua densidade adequada;
-
Sustentáveis, pois não emitem gases na atmosfera.
A Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA), foi a primeira empresa de manutenção de rodeiros ferroviários a receber a certificação ISO 9001:2015, demonstrando a qualidade de seus produtos e serviços. Além disso, a empresa possui uma variada gama de tubos de aço, incluindo os tubos de aço com costura, que podem ser utilizados em diversas áreas, desde a área automotiva até a agrícola.
Saiba mais aqui.