Quais as vantagens em utilizar o aço carbono?

Home » Aço » Quais as vantagens em utilizar o aço carbono?

O aço de carbono é uma liga metálica constituída de dois elementos, o ferro e o carbono. O resultado dessa combinação é um material super-resistente que alcançou um espaço dentre os materiais mais utilizados na indústria e na construção civil.

As características que diferenciam esse material do aço comum é a combinação perfeita do teor de carbono adicionado ao ferro. Outro ponto é a baixa quantidade de impurezas, configurando um material de alta qualidade.

Mas quais as vantagens em utilizar o aço de carbono? Confira 5 dessas vantagens a seguir:

1. Custo-benefício

É um material barato e durável, se comparado a outros materiais como o aço inox e o alumínio. Optar pelo aço de carbono pode significar uma economia significativa no valor da compra.

2. Versatilidade

O aço de carbono é um material super versátil. Apesar de ser mais conhecido no ramo da Construção Civil, ele é utilizado em outros segmentos como: construção de carros, máquinas de academias, decoração de ambientes, equipamentos hospitalares, entre outros setores.

3. Soldabilidade

A estrutura do aço de carbono possui propriedades que facilitam o trabalho com a solda. Quando esse material precisa ser soldado, o resultado é uma superfície lisa e sem buracos, evitando vazamentos.

Outro fator interessante é que dá para fazer vários tipos de conexões como: curvas, válvulas, reduções, entre outras.

4. Baixo ponto de fusão

O baixo ponto de fusão é um fator positivo desse material. Isso facilita o processo de fundição, tornando a fabricação de elementos construídos com o aço de carbono mais prática.

A exemplo disso temos a fabricação de tubos. O baixo ponto de fusão configura o estado líquido do material, podendo dessa forma ser moldado à qualquer estrutura.

5. Resistência

Outro ponto importante é a resistência à pressão. Por ser um material liso e sem emendas que possam causar futuros vazamentos, o aço de carbono se mostra resistente a sistemas de água de alta pressão, sendo muito indicado para utilização em sistemas hidráulicos.

Como vimos, o aço de carbono é um material que agrupa várias qualidades em um único material. Por ser um material de alta qualidade e adaptável a muitos setores, o uso desse material é recomendável.

Portanto, é importante conhecer o seu fornecedor; somente ele pode garantir que você receba produtos com alto padrão de qualidade. Baseando-se nisso, convidamos você a conhecer a CBFA.

Companhia Brasileira de Ferro e Aço

CBFA (Companhia Brasileira de Ferro e Aço) é uma empresa especializada na produção de tubos de aço de carbono com costura e de molas, sendo uma empresa também consagrada no ramo de rodeiros ferroviários.

CBFA é referência na qualidade dos produtos oferecidos, com foco no relacionamento com os clientes e fornecer confiança e credibilidade aos parceiros.

Clique aqui e conheça mais sobre a CBFA.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

×

Carrinho