Conheça as 5 principais ferrovias em atividade no Brasil.
As ferrovias foram imprescindíveis para o crescimento do Brasil. Vários estados e cidades foram interligados através dos trilhos, que estimulavam viagens de pessoas e movimentavam o patrimônio nacional, por meio do transporte de insumos e produtos.
No final de 1990, e nos anos seguintes, o desenvolvimento manteve-se crescente. Dados do Ministério da Infraestrutura demonstram que 569,9 toneladas de produtos foram transportadas em 2018.
Ao longo deste artigo você irá conhecer as 5 principais ferrovias do Brasil.
História das Ferrovias no Brasil
Por volta do século XIX, (éramos colônia de Portugal) iniciou-se o desenvolvimento das ferrovias no Brasil. Após vários anos e o crescimento tecnológico, houve uma grande produção de café e outros produtos que, através do setor férreo, precisavam ser levados para outras partes do país.
Passado este período de expansão, elas foram gradualmente recebendo poucos investimentos dos governos em exercício na época, e consequentemente, se desenvolveram menos, comparadas às ferrovias de outros países, como Estados Unidos, por exemplo.
Nos dias atuais, o Brasil tem mais de 30 mil quilômetros de ferrovias, e muitas delas são extremamente importantes para a economia do país, pois transportam as mais variadas matérias-primas e produtos para os nossos estados e cidades.
As ferrovias mais Importantes do Brasil
Vamos conhecer agora as 5 principais ferrovias do nosso país:
- Ferrovia do Pantanal: ligando o município de Panorama, em São Paulo, ao Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, às margens do Rio Paraguai, esta ferrovia quando terminada terá 734 km de extensão e transportará, principalmente, açúcar, soja e milho;
- Ferrovia Norte-Sul: linha férrea longitudinal em bitola larga. Sua construção foi idealizada para ser uma das mais importantes ferrovias do país, e quando estiver pronta, sairá do Pará em direção ao Rio Grande do Sul, passando por Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina;
- Estrada de Ferro de Carajás: transporta o maior número de passageiros do país. Ligando a cidade de São Luís, no Maranhão à Parauapebas, no Pará, leva aproximadamente 1500 pessoas por dia, transportando, também, minerais até os portos da Baía de São Marcos, no Maranhão, para exportação;
- Ferrovia Nova Transnordestina: está em fase de extensão. Quando terminada, ligará o Porto Pecém (Ceará) ao Porto de Suape (Pernambuco), cruzando pelo cerrado do estado do Piauí. A principal intenção deste projeto é apoiar o crescimento da produção agrícola, disponibilizando vários trens que transitarão simultaneamente (bitola mista), expandindo a região;
- Estrada de Ferro Vitória a Minas: faz ligação entre Vitória no Espírito Santo à Belo Horizonte, em Minas Gerais. Inicialmente, esta ferrovia era utilizada para o transporte de passageiros e locomoção da produção de café. Mais tarde, foi utilizada para levar a produção de minério de ferro das cidades mineiras para as áreas portuárias capixabas.
As Ferrovias Fazendo o Brasil Crescer
Vimos que este importante meio de transporte, exerce forte atividade no país, transportando pessoas e produtos, e estimulando cada vez mais o crescimento de nossa economia. Por estas razões, as ferrovias são extremamente importantes para o Brasil!
Rodeiros da CBFA
Referência no mercado desde 2010, a CBFA é a única empresa de manutenção de rodeiros ferroviários devidamente certificada pela ISO 9001:2015.
Realizando um atendimento personalizado, a CBFA oferece aos seus clientes produtos e serviços de confiança e qualidade.
Clique aqui e saiba mais.