Originada na Alemanha em 1917, a DIN é a sigla de Deutsches Institut für Normung e.V. (que em tradução livre significa Instituto Alemão para Normatização sem fins lucrativos) é um conjunto de normas utilizadas para padronizar o processo de fabricação de diversos produtos industriais como tubos de aço e outros materiais.
As normas DIN são revisadas pelo menos a cada 5 anos. Qualquer pessoa pode enviar a proposta de um novo padrão. Todos os interessados podem participar desse processo, desde fabricantes, empresas, instituto de pesquisas, autoridades públicas e até consumidores.
Em grande parte, as normas DIN foram substituídas por normas ISO (Organização Internacional para Padronização) ou normas EN (Normas Europeias), entretanto ainda continua a ser utilizadas para aqueles produtos que não possuem ISO ou EN como Tubos de Aço.
A utilização das normas DIN na padronização da fabricação de produtos e equipamentos, visa garantir qualidade e segurança no processo, gerando economia, eliminando barreiras técnicas e evitando custos operacionais com recall de materiais, por exemplo. Serve para salvaguardar pessoas e bens e para melhorar a qualidade em todas as áreas.
Para assegurar a padronização na confecção de Tubos de Aço, as empresas utilizam as normas DIN. Veja as principais normas DIN utilizada na fabricação de Tubos de Aço:
- DIN 1626: Aplicadas em Tubos não ligados com costura removida para ser utilizado a uma temperatura máxima de 300 °C e pressão máxima de 65kgf/cm²;
- DIN 1629: Aplicadas em Tubos de Aço Carbono, normalmente utilizados para tubulações, aparelhos e reservatórios;
- DIN 2391: Aplicadas em Tubos trefilados sem costura onde requer precisão, baixa espessura e condições específicas de superfície;
- DIN 2393: Aplicadas em Tubos trefilados com costura, utilizados principalmente na engenharia automotiva e mecânica;
- DIN 2394: Aplicadas em Tubos trefilados com costura, normalmente utilizados na indústria de autopeças, móveis, bicicletas e eletrodomésticos;
- DIN 2440: Aplicadas em Tubos trefilados com costura para transporte de fluidos e similares não corrosivos como redes de incêndio, condução de ar comprimido e condicionado, água, óleo, gás etc.;
- DIN 2458: Aplicadas em Tubos trefilados com costura removida, utilizados normalmente em evaporadores, condensadores, aquecedores de gases e superaquecedores.
CBFA
Uma das principais fabricantes de Tubos de Aço é a CBFA – Companhia Brasileira de Ferro e Aço.
É referência em todos os seus segmentos de atuação: soluções em equipamentos Ferroviários, Automotivos, da Construção Civil, do Agronegócio, em Mineração, Moveleiro, em Siderúrgicas e Bicicletas.
Saiba mais aqui.