Atualmente existem diversos tipos de vagões de carga utilizados aqui no Brasil. Os modelos implementados têm cada um sua especificidade. É interessante falar que vagões ferroviários foram implementados aqui no país há mais de 170 anos.
É bom reforçar que o vagão é um tipo de veículo de estrada de ferro ou ferrovia, utilizado para transportar diversos itens, como mercadorias e animais e, cada um deles é utilizado para uma finalidade de transporte.
Diante das diversas características diferentes, vale então a análise. Quer saber quais são os 5 tipos de vagões de carga mais utilizados no Brasil? Continue a leitura e confira!
Quais são os principais tipos de vagões?
As ferrovias aqui no Brasil foram criadas para serem utilizadas como transporte de cargas. As primeiras, inclusive, foram nas regiões sul e sudeste. A Estrada de Ferro de Mauá foi a primeira ferrovia considerada um marco, feita em 1854, que possui 16 km de extensão.
A utilização de vagões é consequência do aumento da utilização de trens. Como foi mencionado, cada vagão é utilizado para um fim conforme a sua carga. Os mais usados aqui no Brasil são: vagão tanque, vagão fechado, vagão plataforma, vagão Hopper e vagão gôndola. Abordaremos as suas principais características a seguir.
1 – Vagão Tanque
Esse tipo de vagão é utilizado no transporte de granéis líquidos de todos os tipos, corrosivos ou não. Possuem uma estrutura cilíndrica e podem ser comparadas com as carretas de caminhões que transportam líquidos.
O peso bruto máximo desse vagão é de aproximadamente 100.000 kg. Possui capacidade de carga de 70.000 kg e é muito utilizado no transporte de gasolina, álcool e diesel.
2 – Vagão Fechado
A sua principal característica, como o próprio nome sugere, é a sua proteção da carga transportada. Por esse ponto, é muito utilizada por diversas mercadorias.
3 – Vagão Plataforma
Também chamado de Vagão Prancha, ele possui a sua principal característica na flexibilidade operacional. Tem a possibilidade de realizar carga e descarga de materiais por diversos locais em que passar.
As principais cargas utilizadas em seu transporte são bobinas de aço, aços compridos e contêineres.
4 – Vagão Hopper
Sua estrutura se assemelha a um funil, caracterizados por seu sistema de descarga. As suas aberturas inferiores permitem uma eficiente realização da descarga.
O seu peso bruto máximo é de 130.000 kg, possui tara de 25.000 kg e capacidade de carga de 105.000 kg. É muito utilizado no transporte de grãos e farelo de soja, milho e calcário agrícola.
5 – Vagão Gôndola
Esse vagão é um dos mais utilizados no Brasil. Normalmente transporta produtos que não necessitam de proteção contra as intempéries.
Utilizado no transporte de minério de ferro, possui peso bruto máximo de 119 kg e capacidade de 98.500 kg em carga.
Conheça a CBFA
A CBFA é uma empresa referência há 12 anos no mercado ferroviário, garantindo a qualidade dos seus produtos e serviços, na fabricação de eixos e molas, manutenção de reodeiros para o mercado com certificação internacional.
Para saber mais, acesse o site e consulte os demais serviços oferecidos.