Quais são os tipos de detectores que contam os eixos do trem

Home » Curiosidades » Quais são os tipos de detectores que contam os eixos do trem

Antes de saber quais são os tipos de detectores que contam os eixos dos trens, é importante saber o que são esses eixos.

eixo é uma peça do trem que conecta as rodas à carroceria do veículo. Ele é responsável por transmitir a força do motor para as rodas do trem e permitir que ele se mova. O eixo do trem é composto por uma peça central, chamada eixo, e duas rodas montadas em ambos os lados.

Existem vários tipos de detectores de eixos de trens, cada um com suas próprias características e aplicações. Alguns exemplos incluem detectores de contato, detectores de passagem, detectores de posição e detectores de velocidade.

Os detectores de contato são dispositivos que detectam o contato físico entre o trem e a via-férrea. Eles podem ser usados para contar o número de eixos que passam por um determinado ponto da trilha, bem como para medir a velocidade e a direção do trem.

Os detectores de passagem são dispositivos que detectam a passagem de um trem por um determinado ponto da trilha. Eles podem ser usados para contar o número de eixos que passam por um determinado ponto, bem como para medir a velocidade e a direção do trem.

Os detectores de posição são dispositivos que medem a posição precisa de um trem em relação a uma determinada trilha. Eles podem ser usados para determinar a posição exata de um trem em um dado momento, bem como para monitorar sua posição ao longo do tempo.

Os detectores de velocidade são dispositivos que medem a velocidade de um trem. Eles podem ser usados para monitorar a velocidade de um trem e garantir que ele esteja seguindo as regras de velocidade estabelecidas para a trilha em questão.

Dentre esses detectores, há os que são utilizados para contagem dos eixos dos trens, tendo os quatro a seguir como os principais:

  • Contador de Fibra Ótica: O contador de eixo de trem de fibra ótica é um dispositivo que utiliza sensores de fibra ótica. Ele pode ser usado para monitorar o desempenho de um trem e detectar possíveis falhas ou problemas com a mecânica do veículo. Tendo essas informações, o controle de tráfego pode cruzar as informações e fazer a contagem de eixos.
  • Contadores Indutivos: O contador de eixo de trem indutivo é um dispositivo que utiliza sensores indutivos afixados nos trilhos que geram um campo elétrico, quando o trem passa, há uma mudança na corrente elétrica gerada pelo sensor e repassada a um software capaz de identificar indicadores para contagem dos eixos.
  • Piso elétrico (Kistler): O contador de eixo de trem com piso elétrico é um dispositivo que utiliza um sensor de pressão alocado nos trilhos. O sensor de pressão é acionado pelo peso do trem sobre o piso, causando uma mudança na pressão exercida pelo trem sobre o sensor onde é possível realizar a contagem dos eixos.
  • Contato a seco: O contador de eixo com contato a seco se dá por uma alimentação elétrica em determinados trechos dos trilhos. Essa alimentação ocorre de forma isolada nos dois lados do trilho, uma tensão elétrica em cada lado. Quando o eixo do trem passa por esse trecho ele conecta ambos os lados do trilho identificando e possibilitando a contagem.

CBFA – Companhia Brasileira de Ferro e Aço

Fundada em 2010 e desde então tem trabalhado para atender as necessidades do mercado em relação a produtos de Ferro e Aço. A empresa possui modernas instalações de produção, que utilizam tecnologia de ponta na confecção de seus produtos, garantindo alta qualidade.

Para saber mais sobre a CBFA e os serviços que a empresa oferece, clique aqui e visite o site. Lá você encontrará informações sobre produtos e serviços da Companhia, além de dados sobre a história e a missão da CBFA.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

×

Carrinho