Quais são os tipos de tubos industriais?

Home » Tubos » Quais são os tipos de tubos industriais?

Os tubos industriais são muito utilizados em diferentes processos da indústria, isso porque eles consistem em um sistema funcional que permite a viabilidade de fluidos, como ocorre, por exemplo, com gases, líquidos, vapor, óleos e lubrificantes.

No geral, os chamados tubos metálicos compõem a maioria do cenário da tubulação, caso do aço de carbono. No entanto, não podemos resumir os tubos de aço a um único material.

Além de que, esse segmento conta com outras variações em seu modelo, diâmetro, espessura e comprimento, por isso os tubos industriais são diversos e possuem diferentes tipos.

Saber qual tipo é ideal para sua necessidade, não é só importante como fundamental para realizar de forma segura e bem sucedida seu projeto.

Quais são os tipos de tubos industriais? Conheça suas aplicações.

As divisões quanto ao tipo da tubulação variam conforme características entre eles, podendo dizer a respeito seu material, estrutura, soldagem, e consequentemente aplicação.

Quanto ao material, existem basicamente dois tipos: metálicos e plásticos. O primeiro possui, ainda, subdivisões podendo ser ferrosos (inoxidável, aço carbono, aço-liga, ligado, modular, forjado e fundido) e não ferrosos (alumínio, cobre, chumbo, níquel, latão, metal, titânio e zircônio). Os tubos metálicos são os mais usados na indústria, devido a sua alta resistência e soldagem, principalmente os ferrosos, por contarem com menor custo em comparação aos não ferrosos.

Já os tubos plásticos, por muito tempo, foram vistos como materiais destinados a aplicações simples. No entanto, graças ao avanço das tecnologias, hoje é possível ver eles serem muito utilizados em diversas aplicações no campo industrial.

Entre os principais modelos estão: PVC, acrílicos, acetato de celulose, epóxi, fenólicos e poliéster. Vale destacar, que as tubulações plásticas contam como vantagem a não oxidação, e são extremamente utilizadas no transporte de gases.

Agora, quanto às aplicações, os tubos industriais se dividem em dois tipos: os internos e externos. Ademais, enquanto as tubulações internas compõem variados processos, tais como os processos de utilidades, instrumentação, drenagem e difusão hidráulica. As tubulações internas têm como finalidade fazer o deslocamento e a distribuição dos fluidos.

Há ainda, tubos com ou sem costura, essa divisão contempla as diferenças em soldagem e nos modos de aplicação. Em resumo, enquanto os tubos sem costura são utilizados com variações nas metragens, como ferramentas de perfuração e em oleodutos, sem necessidade de soldagem. Os tubos com costura precisam passar pelo processo de soldagem.

Quais os tipos de indústria que utilizam tubos?

Os tubos industriais são essenciais para o transporte de diferentes fluidos. Mas, você consegue imaginar os diferentes segmentos industriais que eles conseguem alcançar?

De fato, a proporção muda conforme o tipo de tubo, mas no geral eles aparecem em indústrias, como:

  • Indústria petroquímica;
  • Indústrias químicas e farmacêuticas;
  • Indústrias de processamento;
  • Indústrias alimentícias;
  • Componentes estruturais (andaimes, estacas de fundação, edificações, etc.).

Onde encontrar tubos de qualidade

CBFA é uma empresa que desde 2010 se preocupa com o crescimento industrial do país, por isso, oferece tubos industriais para os mais variados nichos.

Se está em busca de tubos de qualidade, mas não sabe qual é o mais indicado para suas necessidades, visite nosso site e conheça o serviço ideal para você.

Clique aqui e confira.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

×

Carrinho