Quais são os tipos de vagões?

Home » Implementos Ferroviários » Quais são os tipos de vagões?

Você provavelmente sabe a diferença entre um sedã, um SUV e uma caminhonete. Mas você sabe a diferença entre um vagão, um vagão-tanque e uma gôndola?

Assim como as pessoas compram veículos de passageiros específicos para acomodar suas necessidades de transporte de passageiros e carga, existe uma variedade de vagões ferroviários para acomodar as necessidades de vários transportadores de carga.

Se você já se sentou em um cruzamento de trem e observou o trem passar, provavelmente notou a grande variedade de vagões diferentes. Existem centenas – talvez até milhares – de diversos tipos de carga sendo transportados todos os dias, e muitos deles exigem carros especializados para acomodá-los.

Embora existam dezenas de carros com design exclusivo, vamos detalhar os oito tipos mais comuns que são usados ​​no transporte ferroviário de mercadorias hoje:

Fechado

Quando você imagina um vagão de trem em sua cabeça, há uma boa chance de um vagão fechado ser a primeira coisa que vem à mente. Isso porque estes vagões são o padrão-ouro do mundo do transporte ferroviário de mercadorias, constituindo a maioria de muitos trens. Eles apresentam um teto sólido e portas deslizantes no centro de cada lado, facilitando o carregamento e descarregamento de mercadorias paletizadas e outros itens a granel. São usados para transportar produtos que exigem proteção contra intempéries.

Gôndola

As gôndolas são vagões abertos com paredes laterais baixas, são muito utilizados no Brasil para o transporte de minérios. Esses vagões não possuem portas de liberação laterais ou inferiores e, portanto, a carga deve ser descarregada manualmente pela parte superior.

Hopper

Esses vagões transportam mercadorias secas a granel, por via férrea. Eles apresentam uma parte superior aberta na qual o produto pode ser carregado e um piso inclinado que permite que o produto seja descarregado através de portas na parte inferior usando a gravidade. A parte superior é então coberta para proteger o conteúdo interno.

Frigorífico

Desenvolvido especificamente para transporte de cargas perecíveis. Os vagões frigorífico são muito parecidos com os vagões tradicionais, mas com uma diferença muito importante: eles são controlados por temperatura. Conseguem transportar cargas refrigeradas ou congeladas.

Tanque

Os vagões-tanque são projetados para transportar mercadorias líquidas ou gasosas. São tubos longos e cilíndricos com uma válvula na parte superior para carregamento e um dreno na parte inferior para dispensação. Dependendo de seu conteúdo, eles podem ser revestidos com aço, vidro, plástico ou outro material específico. Possuem vedação hermética para evitar vazamentos ou possíveis contaminações.

Especial

Claro, sempre há casos em que uma mercadoria em particular não é adequada para qualquer um dos vagões mencionados acima. Se a carga é muito grande, frágil ou de formato incomum, provavelmente há um vagão especializado para esse caso. Vagões especiais comuns incluem vagões de lastro, despejos laterais e racks de automóveis de vários níveis, entre outros.

Gaiola

Os vagões de gaiola servem para o transporte de animais vivos, uma vez que suas aberturas nas laterais permitem a circulação de oxigênio para o transporte deles. O carregamento e o descarregamento dos animais são feitos pela lateral.

Plataforma ou prancha

Esses vagões consistem em um deque plano, aberto, geralmente feito de madeira ou aço. Eles são projetados principalmente para transportar cargas extraordinariamente grandes, longas ou de forma irregular. Alguns vagões planos contêm divisórias (paredes em cada extremidade), vigas centrais e pontos de amarração para apoio adicional. Devido ao seu design aberto, os vagões planos são um elemento básico do transporte intermodal.

CBFA

CBFA – Companhia Brasileira de Ferro e Aço – possui tecnologia em peças para o mercado ferroviário, tubos, molas e linha industrial em diversos setores. Desde 2012 atua na manutenção de conjuntos de rodeiros para vagões de carga, locomotivas e carros de passageiros, utilizando máquinas e instrumentos que atendem a todas as especificações das Normas e solicitações de seus clientes.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

×

Carrinho