Qual a diferença entre infraestrutura e superestrutura ferroviária?

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No mundo ferroviário há um grande número de termos que se aplicam a este campo específico; embora mesmo esses termos possam variar dependendo do país e do sistema ferroviário que possuem. No entanto, os conceitos de infraestrutura e superestrutura ferroviária têm a mesma essência em todo o mundo; embora seus componentes tenham nomes um pouco diferentes.

A ferrovia é um meio de transporte terrestre de massa, mas com a principal característica de rodar sobre trilhos; que servem de guia para as rodas. Em relação a isso, a ferrovia é composta por uma série de elementos com determinadas funções, e estes, quando devidamente acoplados, garantem a estabilidade da via e uma circulação segura e confiável. É aí que entra o papel da infraestrutura e a superestrutura ferroviária

Infraestrutura Ferroviária

Quando nos referimos à ferrovia e falamos de sua infraestrutura, nos referimos a todas as estruturas de assentamento do que será a ferrovia, mais conhecida como plataforma, com seus diferentes cortes como: meia encosta, vala e aterro. Que servem para assentar os demais elementos da via (superestrutura) em diferentes tipos de terreno.

Outra parte da infraestrutura ferroviária tem a ver com o suporte ou sustentação de todos os equipamentos ou andaimes da própria infra-estrutura; ou seja, pontes, viadutos, túneis, passagens de nível, estações, pontões, muros, drenagens, etc.

Superestrutura Ferroviária

A superestrutura consiste em todos aqueles elementos que permitem e garantem a movimentação do material circulante e garantem sua segurança para a operação comercial. Alguns desses elementos são:

Trilhos: São barras de metal que servem de guia para as rodas, para que elas possam correr adequadamente ao longo de toda a extensão da via férrea. Dependendo do país e mesmo do tipo de transporte ferroviário, estes podem ter diâmetros e pesos diferentes.

Dormentes: Estes são os elementos que correm transversalmente sob os trilhos; eles transmitem as forças geradas pelo material rodante para o lastro. Os dormentes podem ser feitos de concreto, madeira, ferro ou até mesmo plástico reciclável.

Fixações: Estes são os elementos que seguram e fixam os trilhos aos dormentes para garantir sua estabilidade e a bitola dos trilhos da ferrovia. As fixações podem variar de acordo com a função.

Lastro: O lastro é uma pedra siliciosa ou rocha, que tem uma granulometria específica, de modo que quando milhares deles são colocados juntos podem fazer uma espécie de acoplamento, e não permitem que a via férrea se movimente sob as tensões do material rolante.

Sublastro ou camada asfáltica: O sublastro é um tipo de lastro, mas menor em tamanho, e é colocado debaixo do lastro original para servir de apoio. Entretanto, em algumas ferrovias ao redor do mundo, a camada asfáltica é usada como um substituto para o sublastro. E então, a partir deste elemento para cima, começaria o que é a superestrutura.

Conhecer a infraestrutura e a superestrutura ferroviária é necessário para entender as bases do mundo ferroviário e expandir nosso conhecimento para outras áreas deste sistema. E tenha em mente que embora estes sejam conceitos básicos, cada elemento é maravilhoso e tem muito terreno a ser atravessado.

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A CBFA (Companhia Brasileira de Ferro e Aço) é especializada na produção e manutenção de material rodante para o setor ferroviário. Possui uma estrutura completa, equipe qualificada e know-how de última geração, atendendo médias e grandes empresas em todo o país.

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