Qual a função da mola de tração helicoidal?

Home » Molas » Qual a função da mola de tração helicoidal?

As molas helicoidais são equipamentos usualmente confeccionados em aço especial, que tipicamente assumem uma forma em espiral, apresentando um determinado número de bobinas, que podem variar de acordo com a finalidade do seu uso.

Estes instrumentos são enrolados em volta de um eixo fictício, atuando sob o princípio da torção elástica. Uma de suas principais aplicações é no segmento automotivo, onde a mola helicoidal absorve os impactos sofridos pelas deformidades do asfalto. Além disso, confere sustentação ao peso e a altura do veículo, proporcionando conforto e segurança aos passageiros.

Atualmente existem 3 tipos de molas helicoidais: de tração, torção ou compressão. No presente artigo, abordaremos a respeito da mola de tração helicoidal, em específico, buscando primeiramente trazer a definição deste conceito.

A mola de tração helicoidal, também conhecida por olhal, é confeccionada a partir de arame redondo ou em seção retangular. Suas espiras detêm forma helicoidal, sendo enroladas para ficarem encostadas ou, com um vão entre elas, já o seu formato pode ser cilíndrico ou bicônico. Além disso, dispõem de extremidades específicas, os denominados ganchos, produzidos em materiais robustos que podem assumir variados tipos e formatos, de acordo com as exigências do projeto ou do desejo do cliente.

Principais características da mola de tração helicoidal

Grande parte das molas helicoidais de tração fabricadas hoje em dia possuem características em comum, dentre elas:

  • São fabricadas artesanalmente ou por meio de máquinas automáticas, ou semi-automáticas, com suas extremidades confeccionadas em formato de gancho;
  • Por serem produzidas em aço, são consideradas peças extremamente resistentes, além de muito versáteis.

Qual a função das molas de tração helicoidal?

As molas de tração helicoidal foram desenvolvidas com o intuito principal de, através dos ganchos, estarem aptas a suportarem a aplicação de um peso específico que tracionam a mola para alcançar a carga escolhida e todo o peso conduzido contra a mola é disseminado igualitariamente entre os espirais. Para avaliar o bom desempenho das molas de tração helicoidal, ela precisa expandir ao serem puxadas e, posteriormente, retomar ao seu formato inicial.

Onde são utilizadas as molas de tração helicoidal?

As molas de tração helicoidal são utilizadas frequentemente em objetos de diferentes proporções e pesos, como: equipamentos para academia, eletrodomésticos, balanças, equipamentos industriais, engates, entre outros. Elas são amplamente empregadas também em diversos setores que trabalham com equipamentos pesados, como o agrícola, o automotivo, o elétrico e o industrial.

Sobre a CBFA

Conheça a Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA), uma empresa, com mais de 12 anos de atuação no mercado, especializada na fabricação de molas para os setores ferroviário, agrícola, mineral e de elevadores.

Através da ética, respeito, transparência e o reconhecimento do valor humano, a instituição busca ser referência nos segmentos de atuação e oferecer ao mercado, produtos e serviços qualificados com o melhor grau de confiança, satisfazendo as expectativas dos clientes, colaboradores e parceiros.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

×

Carrinho