O sistema ferroviário revolucionou o mundo, pois desde o século XVIII é capaz de transportar pessoas e diversas mercadorias de peso elevado em longas distâncias – com segurança, por meio de trens (comboios) e plataformas de embarque e desembarque.
Trata-se de um meio de transporte que utiliza vagões interligados em uma locomotiva, percorrendo em vias férreas (trilhos de ferro). O sistema conta com desvios integrados aos trilhos, realizados pelo Aparelho de Mudança de Via (AMV), o qual possibilita que o trem transite de uma linha para outra.
Aparelho de Mudança de Via
O AMV (Aparelho de Mudança de Via) é um mecanismo instalado nos trilhos de ferro que possibilita a mudança de rota dos trens. Sendo fundamental para uma ferrovia, visto que os desvios dos trilhos podem ser necessários em diversas situações, seja para alterar a rota e economizar tempo de viagem, seja para evitar um acidente, devido a outra locomotiva estar parada na rota original.
O mecanismo da ferrovia e seus respectivos desvios, por meio do AMV, são complexos e devem ser bem planejados. Adiante estão listados os acessórios que compõem o sistema ferroviário.
- Trilhos: considerados os elementos principais de uma ferrovia, são essenciais para manter os trens na rota desejada.
- Dormentes: são responsáveis por proporcionar fixação dos trilhos e mantê-los devidamente presos nas malhas férreas.
- Lanças: partes móveis, formadas por trilhos menores, posicionam-se nas extremidades das vias, possibilitando o desvio da rota do trem.
- Agulhas: têm como função movimentar as lanças, para que elas mantenham o trem na rota principal, ou faça um desvio. O comando pode ser realizado de forma manual ou motorizada.
- Jacarés: são considerados peças muito importantes para o mecanismo de desvio da linha ferroviária, isso porque tratam-se de intersecções entre dois trilhos, instalados nas extremidades das vias. Existem jacarés fixos e móveis.
- Contratrilhos: posicionam-se na lateral interna da ferrovia, são as ferramentas responsáveis pelas rodas dos trens manobrarem nos jacarés com segurança, sem saírem dos trilhos.
- Máquina de Chave: trata-se de um equipamento eletromecânico, tendo como finalidade movimentar as agulhas por meio de barras de ferro, permitindo que as agulhas sejam posicionadas e devidamente travadas.
Além desses acessórios, existem variados tipos de Aparelho de Mudança de Via (AMV), os quais serão utilizados conforme a estrutura da ferrovia.
- AMV com Controle Manual: acionado manualmente por meio de uma trava que controla as agulhas, possibilitando a movimentação das peças de transferência dos trilhos.
- AMV com Controle Via Mola: utiliza de uma mola que faz a troca das posições dos trilhos, retornando para posição original após o desvio do trem.
- AMV com Controle Via Circuito Elétrico: sendo o mais automatizado, é composto por comandos e aparelhos eletrônicos que controlam as rotas e desvios dos trilhos na ferrovia. Utiliza uma chave de circuito, que quando reservada impede que a rota do trem seja alterada.
Percebe-se que cada peça e mecanismo torna-se fundamental para o correto funcionamento e segurança dos trens nas ferrovias. Ademais, o sistema ferroviário é estimado na sociedade por manter baixo custo de frete, menor índice de roubos, inexistência de pedágios, baixo risco de acidentes, capacidade para carregar toneladas, dentre outros benefícios.
Companhia Brasileira de Ferro e Aço
A Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA) destaca-se na produção e fornecimento de equipamentos para ferrovia. Atuando na fabricação eixos, rodeiros e de molas para vagões de cargas, passageiros e locomotivas, bem como na montagem, revisão e manutenção de rodeiros ferroviários em geral. Tem como missão disponibilizar produtos e serviços de qualidade, visando a confiança e satisfação de seus clientes, parceiros e colaboradores.