Qual é a estrutura do material rodante?

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O material rodante nada mais é que o nome dado aos itens e objetos que fazem parte da esteira que fica embaixo das máquinas ferroviárias, tendo contato direto com a superfície do trajeto trilhado.

Infraestrutura

Um vagão ferroviário pode ser dividido em duas partes principais: superestrutura e infraestrutura. A superestrutura é a parte superior do vagão, cujas características podem ser alteradas dependendo da carga que será transportada.

Já a infraestrutura é a parte de baixo do vagão onde a parte superior é inserida e onde o material rodante do veículo está localizado.

Elementos que compõem a parte inferior do vagão:

  • Truque do Vagão: É um conjunto composto pelo rodeiro, aranha e prato do pião inferior, que juntos dão sustentação para a superestrutura do vagão. O truque tem como principal função conectar o vagão com os trilhos, recebendo a carga axial da estrutura, distribuindo pelas rodas e então, transmitindo-a para a superfície.

  • Rodeiro: É composto pelas rodas, eixos, mancal de rolamento e pelos adaptadores. Possui as mesmas funções que o truque do vagão, além de estabilizar e realizar as curvas do trem.

  • Rodas: Estão presentes nas extremidades dos eixos do veículo e, além de sustentá- lo, tem como função guiá-lo nas curvas e manter ele centralizado nas partes retas do trajeto.

  • Eixo: Tem como funções suportar o encaixe da parte superior do truque, manter a distância padronizada entre as rodas e aplicar o esforço do veículo sobre os trilhos.

  • Mancal de rolamento: Esse elemento possui o objetivo de apoiar os eixos, lubrificando-os para que o atrito entre as peças seja diminuído. Além disso, também transferem a carga de trabalho do truque para os outros componentes.

  • Caixa de graxa: Lubrifica as partes móveis e de contato na extremidade do eixo, evitando atrito entre as partes.

  • Rolamento cartucho: São fixados com três parafusos em uma proporção de 120 graus entre as circunferências dos furos .

  • Adaptadores: Ficam acima dos mancais de rolamento e tem como função ajudar a travessa lateral a se encaixar sobre o rodeiro.

  • Aranha: É um agrupamento de objetos que fica acima do rodeiro, sendo composto pela travessa lateral, pela travessa central, pelas molas de suspensão e pelo ampara-balanço. Sua função é a de amortecer os impactos que o veículo sofre.

  • Travessa lateral: Fica apoiado sobre os rodeiros, sendo encaixado na travessa central para travar o componente.

  • Travessa central: Recebe diretamente o encaixe da superestrutura e comporta o prato do pião inferior.

  • Prato do pião inferior: Este componente tem como funções principais suportar as cargas da superestrutura, permitindo também a rotação da mesma. Pode possuir discos de grafite ou de desgaste.

  • Molas de suspensão: Elas ficam abaixo do encaixe da travessa central e suspendem a parte superior do veículo.

  • Cunha de Fricção: Evitam movimentos desnecessários da travessa central, impedindo danos.

  • Ampara-balança: Sua finalidade principal é manter toda a estrutura do vagão sobre o truque em equilíbrio, podendo variar dependendo da carga que será transportada.

  • Sapata de freio: Auxiliam na diminuição da velocidade e na parada absoluta do veículo, possuindo contato total com as rodas.

Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA), é a primeira empresa brasileira especializada na manutenção de rodeiros ferroviários a receber a certificação ISO 9001:2015, devido à qualidade de seus produtos e serviços. Além disso, oferece toda uma gama de eixos e rodeiros ferroviários, dos mais diversos tipos e especificações.

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