A mobilidade é um dos assuntos mais importantes para a infraestrutura de um país. No caso do Brasil, um país de dimensões continentais, essa é uma questão ainda mais importante para o desenvolvimento econômico. Por isso, contar com diferentes modais de transportes, de forma integrada e em condições adequadas é um ponto essencial. O modal ferroviário, por exemplo, desempenha um papel central para a economia brasileira.
Nesse sentido, um dos motivos que destacam o papel central do modal ferroviário para a economia brasileira é, sem sombra de dúvidas, as proporções continentais do País. Com isso, é possível afirmar tranquilamente que sem o auxílio das ferrovias em todas as regiões do país os resultados econômicos estariam extremamente prejudicados, principalmente aqueles ligados ao setor de exportação de produtos finais e matéria-prima.
Um exemplo da importância das ferrovias para a economia brasileira é a integração de diversas regiões do país. Em outras palavras, esse é um dos principais modais para interligação entre regiões produtoras e exportadoras, por exemplo. Como se sabe, boa parte da produção agrícola e industrial brasileira está afastada das regiões litorâneas, que são aquelas que abrigam as infraestruturas portuárias. Por isso, é preciso fazer o escoamento de grandes cargas para que o processo de exportação seja realizado.
Dessa forma, é possível afirmar que as ferrovias cumprem papel importante para a balança comercial favorável brasileira. Um exemplo disso é o setor de agronegócio, um dos principais pilares dos resultados positivos para o crescimento do PIB brasileiro. Esse setor depende diretamente do escoamento de grandes volumes de cargas através de vários tipos de transportes, dentre eles o modal ferroviário.
A economia brasileira também é positivamente afetada pelas ferrovias devido ao número de empregos que é gerado nesse setor. Neste caso, vale ressaltar que existem tanto empregos diretos como indiretos gerados pelas ferrovias. Os empregos gerados podem variar desde o início de uma obra para construção de uma ferrovia até empregos fixos na operação da ferrovia e vagas indiretas que são geradas no entorno da infraestrutura já concluída.
Outro ponto essencial é que o transporte de cargas via ferrovias apresenta, em geral, um baixo custo quando comparado às demais opções. Com isso, vários produtos podem chegar ao consumidor final com um valor menor uma vez que o produto em si ou a matéria-prima da qual ele é feito foi transportado com um valor mais baixo.
Além disso, em tempos de alta preocupação com os impactos ambientais causados pelo homem, onde empresas de todo o mundo procuram investir em países que se preocupam com essa questão, o modal ferroviário também é vantajoso. O transporte via ferrovias emite menos gases poluentes e consome menos energia, o que gera menos impactos negativos para o meio ambiente e mostra mais responsabilidade do país com as questões climáticas. Com isso, mais empresas podem ser atraídas para investir no país alavancando os resultados econômicos.
Portanto, fica mais do que evidente a importância fundamental exercida pelas ferrovias para a economia do Brasil. O processo de integração regional promovido por esse modal de transporte é de extrema importância para o escoamento de cargas para as mais diversas regiões do país. E é essa integração que promove um maior crescimento da economia brasileira.
Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA)
A CBFA é uma das refeências no Brasil quando o assunto é a fabricação de equipamentos para os mais diversos setores da indústria brasileira. Para o setor ferroviário, por exemplo, a empresa atua na fabricação de eixos e rodeiros ferroviários que são destinados aos carros de passageiros, vagões de cargas e locomotivas. Os equipamentos possuem o alto padrão de qualidade que é a marca registrada da CBFA.
Para mais informações é só clicar aqui.