Recuperação de Eixos Ferroviários: CBFA garante a segurança e a durabilidade

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Vai trem… vem trem, cargas mais ou menos pesadas, as intempéries trazidas pelo clima e outros fatores… Enfim, a recuperação de eixos ferroviários é fundamental no transporte de cargas.

Sabendo disso, a CBFA (Companhia Brasileira de Ferro e Aço) se dedica a cada uma delas com a máxima de atenção que todo esse processo necessita. Continue lendo e confira as principais etapas envolvidas neste processo!

Detecção de defeitos

Detectar defeitos nos eixos ferroviários pode ser feito por meio de inspeções visuais, testes não destrutivos, como ultrassom, partículas magnéticas ou líquido penetrante, ou por meio de análises de vibração e temperatura durante o uso. O objetivo é identificar qualquer rachadura, desgaste excessivo, empenamento ou outros danos que possam comprometer a segurança ou o desempenho do eixo.

Remoção do eixo

Após essa etapa, o eixo ferroviário é removido do sistema. Isso geralmente envolve a desmontagem do conjunto do eixo, incluindo a remoção das rodas e outros componentes conectados.

Inspeção detalhada

O eixo ferroviário é, então, submetido a uma inspeção detalhada para avaliar a extensão dos danos, podendo incluir a realização de testes mais precisos e sofisticados, como radiografia ou ultrassom avançado. A inspeção detalhada ajuda a determinar se o eixo pode ser reparado ou se precisa ser substituído.

Reparação ou substituição

Com base na avaliação dos danos, a próxima etapa envolve a decisão de reparar ou substituir o eixo ferroviário. Pequenos defeitos, como pequenas rachaduras, podem ser reparados usando técnicas como soldagem ou tratamento térmico. No entanto, se os danos forem extensos ou comprometerem a integridade estrutural do eixo, será necessário substituí-lo por um novo.

Recondicionamento

Após a reparação ou substituição do eixo, ele passa por um processo de recondicionamento. Isso pode incluir o polimento ou retificação de superfícies, tratamentos de superfície para proteção contra corrosão, balanceamento estático ou dinâmico para garantir um desempenho adequado e outras medidas para restaurar suas características originais.

Montagem e teste

O eixo ferroviário recondicionado é então remontado no sistema ferroviário, juntamente com os componentes associados, como rodas, rolamentos e sistemas de suspensão. Após a montagem, o eixo passa por testes finais para garantir sua integridade estrutural e funcionalidade. Isso pode incluir testes de carga, testes de vibração, testes de desempenho dinâmico e outros testes específicos do sistema ferroviário.

Certificação e retorno ao serviço

Após a conclusão dos testes finais e a verificação de que o eixo atende a todos os requisitos de segurança e desempenho, ele é certificado para retornar ao serviço ferroviário. Isso envolve a emissão de documentação adequada, como certificados de conformidade ou registros de inspeção, para garantir que o eixo seja usado de forma de forma segura e confiável.

Por fim, ressaltamos que o processo de recuperação de um eixo ferroviário pode variar dependendo das políticas e práticas específicas de cada operadora ferroviária, bem como das regulamentações e normas aplicáveis.

CBFA (Companhia Brasileira de Ferro e Aço)

A CBFA se destaca na Produção de Eixos, Rodeiros e Molas Ferroviárias para Vagões de Carga, Carros de Passageiros, Locomotivas e Máquinas de Via. Realizamos serviços de manutenção abrangente em eixos e rodeiros para Vagões de Carga, Carros de Passageiros, Locomotivas e Máquinas de Via. Clique aqui e conheça nossos produtos e serviços!

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