Tipos de ganchos das molas de tração

Home » Ganchos » Tipos de ganchos das molas de tração

As molas de tração são uma mola de extensão cilíndrica helicoidal que exerce a ação em direção ao seu interior, opondo-se a uma força externa que tenta esticá-la na direção do seu eixo. Além das molas de compressão, as molas helicoidais de tração são as mais comuns e temos em todos os tipos e tamanhos.

O princípio básico de uma mola de tração é simples: sob a influência de uma força de tração a mola se alonga e após a remoção da força a mola retorna à sua posição normal (deformação elástica). Este simples princípio mecânico garante que as molas helicoidais de tração sejam amplamente utilizadas em todos os tipos de aplicações.

As molas de tensão são projetadas para absorver e armazenar energia criando uma resistência a uma força que as puxa. Nessas molas helicoidais, todas as bobinas estão ativas e são mantidas juntas pela carga inicial.

Os materiais mais utilizados na fabricação das molas de tração são o aço carbono e o aço inoxidável. Existe também a possibilidade de aplicação de revestimentos superficiais na mola, seja para proteção contra corrosão ou para dar um acabamento visual específico.

No que diz respeito à direção do enrolamento, conforme o caso, as molas podem ter os fios enrolados para a esquerda ou para a direita. Em alguns objetos existe este tipo de alternância de enrolamento para encaixe.

Devido ao seu modo de ação, uma mola de tração deve ter suas extremidades curvadas em forma de gancho. Existem diferentes variedades de extremidades da mola de tração, dependendo das necessidades de fixação e da distância do corpo da mola ao ponto de engate, uma ou outra variedade de extremidades será usada..

Estes ganchos permitem que as molas de tensão sejam puxadas para atingir a carga indicada. Depois que a carga é aliviada, a mola de tensão retorna ao seu tamanho original, sem deformação.

Tipos de ganchos em molas de tração

As molas de tração possuem ganchos porque sua função é separar suas bobinas. Estes ganchos serão conectados a certos componentes que estarão envolvidos em ciclos de puxar a mola de tensão e devolvê-la ao seu estado livre, com ou sem carga.

Os modelos de ganchos podem ser variados e a mesma mola pode possuir um tipo de gancho diferente em cada extremidade, variando de acordo com as exigências específicas da indústria e sua aplicação.

Os tipos de ganchos mais comuns são:

  • Gancho inglês;

  • Gancho longo;

  • Gancho duplo;

  • Gancho alemão;

  • Meio gancho do tipo alemão.

Os ganchos de uma mola são sua parte mais fraca, então, quando uma carga pesada é colocada e puxa a mola de tensão, os ganchos podem dobrar e, eventualmente, quebrar. Para evitar que os ganchos se quebrem , muitos optam por não usar ganchos. Quando uma mola de tensão não tem ganchos, você pode utilizar parafusos nas extremidades e usá-los como fixadores.

CBFA

CBFA – Companhia Brasileira de Ferro e Aço, iniciou a fabricação de molas com elevado padrão e qualidade, com certificada pela norma  ISO 9001:2015. A CBFA oferece molas para: agricultura, tratores, elevadores, ferroviárias, mineração, setor de óleo e gás, entre outras.

Clique aqui e conheça mais sobre as molas CBFA.

Últimas postagens

Categorias

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print

×

Carrinho