Garantir a excelência de qualidade em todas as esferas de uma empresa é um dos principais objetivos de qualquer negócio que almeja alcançar o sucesso. Por isso, atender as normas e padrões técnicos estabelecidos nacional e internacionalmente é um dos primeiros passos para estabelecer um padrão de qualidade. Sendo assim, um dos principais conceitos que as empresas devem ter em mente é a ISO 9001.
A ISO 9001 é uma certificação cujo principal objetivo é definir diretrizes que vão formar o conjunto de gestão com qualidade e eficiência da empresa. É importante destacar que essa certificação internacional foi elaborada para auxiliar as empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos, visando tornar seus processos mais eficientes, com um padrão considerado ideal pelo mercado.
Funcionalidades e princípios da ISO 9001
A ISO 9001 possui sete funcionalidades e princípios que são os pilares dessa certificação. Em outras palavras, obter essa certificação significa aplicar e desenvolver esses princípios e funcionalidades na rotina da empresa. Abaixo estão destacados esses conceitos fundamentais:
- Foco no cliente: é importante destacar que o alto padrão de qualidade é focado a um único personagem: o cliente. Com isso, todo o sistema de gestão de qualidade é direcionado a ele e em sua satisfação.
- Liderança: a questão da liderança é fundamental para a ISO 9001, sendo que isso não está restrito apenas aos cargos gerenciais ou de quem está no topo da empresa. É preciso ter líderes qualificados em todos os setores, capazes de tomar as melhores decisões para o negócio. Os maiores desafios de um líder é fazer a gestão de pessoas e administrar as incertezas.
- Engajamento de pessoas: manter um clima de engajamento entre os colaboradores de forma que eles sejam ativos nas decisões e tarefas que irão influenciar positivamente os resultados da empresa.
- Processos de qualidade: o controle dos processos internos de uma empresa, com a essência na garantia da rastreabilidade dos produtos ou serviços, também compõe um dos pilares para a empresa propiciar a melhor entrega a seus clientes.
- Tomada de decisões: fazer as melhores escolhas, com base na realidade, é o caminho correto para alcançar um padrão de excelência em qualidade.
- Melhorias: A melhoria contínua está contemplada no escopo da norma ISO 9001. As respectivas melhorias do produto, serviços e processos são de fundamental importância para evolução e crescimento da empresa.
- Gestão de relacionamentos: o foco no cliente exige uma gestão de relacionamento com ele, para que suas demandas sejam atendidas com o maior rigor possível. O relacionamento com os fornecedores também é estratégico e importante para o negócio.
Quais os benefícios de certificar-se na ISO 9001?
O principal benefício de conseguir essa certificação é justamente o diferencial competitivo da empresa perante seus concorrentes. Dessa forma, é possível destacar:
- Produção e processos mais ágeis e padronizados;
- Planejamento e controle de processos e rotinas de trabalho mais sistemático e eficiente;
- Redução de custos e perdas na fabricação;
- Maior produtividade;
- Desenvolvimento de uma imagem positiva da empresa;
- Redução de riscos e melhor tomada de decisões;
- Melhores oportunidades no mercado dada a certificação da empresa.
Todos os esses benefícios já fazem parte da cadeia de produção e produtos oferecidos pela CBFA — Companhia Brasileira de Ferro e Aço, uma vez que a empresa dispõe da certificação ISO 9001.
Portanto, é possível concluir que a certificação ISO 9001 é um grande passo para empresas que buscam uma melhor posição no mercado além do estabelecimento de alto padrão de qualidade dentro da cultura organizacional do negócio.
Serviços oferecidos pela CBFA
Como já destacado, a CBFA conta com a certificação ISO 9001 e isso faz dela uma empresa com alto padrão de qualidade no mercado brasileiro. Seus produtos atendem vários setores-chave do país, com tubos e molas para indústrias, ferrovias, construção civil, automotivo, mineração, agronegócio, entre outros, além de ser especialista na produção de eixos e manutenção de rodeiros ferroviários (Locomotivas, Passageiros e Vagões).
Somado aos benefícios que a ISO 9001 dispõe, a CBFA vem se atualizando no investimento de equipamentos e na qualificação técnica de seus colaboradores, visando “Trazer as melhores soluções aos seus Negócios”!
Clique aqui e conheça todos os serviços oferecidos pela empresa para os mais diversos segmentos da economia brasileira.